DEVEL UP: Como desenvolver sem custos

Desenvolvimento de jogos pode ser muito caro. Neste post, falaremos sobre como minimizar custos com aplicações para desenvolvimento e publicação de jogos.

É comum relacionar edição multimídia aos grandes softwares pagos: Photoshop, Premiere Pro, Illustrator e 3DS Max. É fato que estes são os maiores da indústria, mas será que estamos presos a apenas estas opções?

Você, quando for desenvolver jogos

Abaixo, listaremos nossas aplicações gratuitas favoritas para desenvolvimento.


Edição de imagem

GIMP

Aplicações de edição de imagem são utilizadas para compor imagens, aplicando efeitos e alterações em geral. No mercado atual, o produto indispensável é o Adobe Photoshop, por ter uma longa tradição de uso.

Mas existe um poderoso concorrente, o GIMP. Segundo a comunidade da aplicação, ela possui o mesmo conjunto de ferramentas que o Photoshop, mas menos intuitividade na interface.

A aplicação é completamente gratuita para uso comercial. Você pode acessar o site oficial da aplicação clicando abaixo.


Arte Vetorial

Castle Crashers

Arte vetorial está se tornando cada vez mais comum em jogos, pois não depende de uma resolução. Os sprites são definidos por curvas matemáticas, e o software pode exportar a imagem final na resolução que o artista desejar.

Para este estilo, a aplicação dominante da indústria é o Adobe Illustrator, por ter integração com outros produtos da Adobe. No entanto, existem excelentes alternativas gratuitas, como o Inkscape.

Você pode acessar o site oficial do Inkscape clicando abaixo.


Pintura digital

Krita

Em pintura digital, é comum os artistas fazerem uso de mesas digitalizadoras. O artista desenha na tela com precisão e consegue simular pressão da caneta sobre uma superfície.

Atualmente, o software mais utilizado é o Adobe Photoshop, pela longa tradição. No entanto, existe uma excelente alternativa gratuita, desta vez só focada em pintura digital: o Krita.

Você pode acessar o site oficial do Krita clicando abaixo.


Edição de vídeos

Adobe Premiere Pro

Edição de vídeos é essencial para publicar um jogo. Trailers e videos de demonstração são chave para despertar o interesse do público.  Os gigantes incontestáveis são o Adobe Premiere Pro, Adobe After Effects e Sony Vegas.

Apesar disto, existem alternativas gratuitas como o Lightworks. Comparativamente, a versão gratuita do software é muito mais simples do que as soluções comerciais, mas serve como uma alternativa para vídeos simples.

Você pode fazer o download do Lightworks clicando abaixo.


Modelagem 3D e Animação

Blender

No mercado de modelagem 3D, os produtos consagrados são feitos pela Autodesk. Na indústria de jogos, tradicionalmente se usa 3DS MaxMaya, por serem aplicações robustas e ótimas para animação.

Como forte concorrência gratuita, existe o Blender. É considerado por muitos um dos melhores programas para Modelagem, e possui uma infinidade de ferramentas.

O software é gratuito e livre para uso comercial. Há diversos tutoriais e plugins produzidos pela comunidade. Você pode acessar o site oficial clicando abaixo:


Escultura 3D

Pixologic ZBrush

O ZBrush é o produto dominante deste mercado. No entanto, a licença de $795 dólares pode ser muito desagradável para artistas iniciantes ou desenvolvedores indie que apenas querem experimentar o produto.

Novamente, o Blender aparece como uma alternativa 100% gratuita. O software é capaz de editar o modelo 3D em um modo de topologia dinâmica no modo Dyntopo (Dynamic Topology).

O Blender é gratuito para uso comercial. Você pode fazer o download no site oficial, clicando na imagem abaixo.


Criação de Páginas

WordPress

É importante que seu jogo possa ser divulgado por algum meio. Páginas no Facebook e canais no youtube são os meios gratuitos mais comuns.

No entanto, muitas vezes os jogadores estão interessados também na equipe que criou o jogo.

Para tal situação, ter uma página web é um ótimo começo. Plataformas como o WordPress e Behance podem ser criar suas páginas pessoais e as de sua equipe gratuitamente.

Clique abaixo para acessar:


Composição Musical

FL Studio

Para muitos compositores de jogos independentes, o FL Studio é a referência quando se fala em composição musical.

O preço pode ser um pouco assustador, forçando os desenvolvedores a escolherem músicas sem Copyrights. Apesar de ser uma boa opção, nem sempre é o que o seu jogo precisa.

LMMS é um software gratuito e open-source para composição musical. Você pode fazer o download clicando abaixo.


Publicação de jogos

Itch.io app

É comum apenas fazer upload do jogo em plataformas cloud como Dropbox Google Drive. No entanto, existem plataformas online hospedar e publicar seus jogos gratuitamente, como o Itch.io.

A plataforma permite criar uma página descrevendo o jogo, mostrando capturas de tela, vídeos, e serve como um meio de publicação do jogo.

Você pode acessar a plataforma clicando na imagem abaixo: